Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis reportagens

 
As ideias e propostas que devem mobilizar os debates durante a primeira Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde
Numa sala do Centro de Convenções em Brasília, dezenas de usuários, trabalhadores e gestores da saúde, juntamente com militantes em defesa da comunicação, travam uma batalha contra os caracteres. Precisam fazer caber em um formulário com número limitado de palavras a síntese de uma luta imensurável: afirmar, uma vez mais, a comunicação e a informação como fundamentais para consolidar a democracia e o direito à saúde no Brasil.
 (Ana Maria Bispo: epidemia revelou capacidade brasileira de responder a emergência de saúde | Foto: Eduardo de Oliveira)
 
O enfrentamento da emergência sanitária deflagrada pela epidemia de zika foi o tema da aula inaugural da Fiocruz, ministrada dia 10 de março pelas pesquisadoras Celina Turchi, da Fiocruz Pernambuco, e Ana Maria Bispo, do Instituto Oswaldo Cruz.
Proposta que prevê abertura de brechas na regulação do setor privado favorece as empresas e prejudica os usuários, alertam especialistas

Proposta de reforma retira direitos da população e se baseia em argumentos questionáveis, apontam especialistas

“Se a reforma da Previdência não sair...” Com esse mote, uma peça publicitária na página do PMDB no Facebook dava o tom da estratégia do governo federal para aprovar a reforma da Previdência. O anúncio (2/3) dizia que, caso a reforma não seja aprovada, será o fim dos programas sociais, do programa de financiamento estudantil do governo (FIES) e da construção de novas estradas. A publicação teve grande repercussão negativa em comentários que definiam a estratégia como “chantagem”. Dias depois (7/3), em reunião no Palácio do Planalto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o próprio presidente Temer reagiu às críticas que o projeto vem recebendo: “Quem reclama é na verdade quem ganha mais”, declarou.

Medida Provisória permite elevação no preço de remédios e abre caminho para desregulamentação do setor farmacêutico

Entidades, profissionais e estudantes divergem sobre projeto que condiciona registro de enfermeiros a exame de capacidade

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4.930/16, que condiciona a concessão do registro profissional de enfermagem à aprovação em um exame de suficiência, não é consenso entre estudantes, profissionais, nem entre as entidades que os representam. De um lado, há opiniões favoráveis, que alegam que o teste servirá para avaliar “competências mínimas” dos profissionais e dar mais segurança aos pacientes; do outro, críticas de que a lei, caso aprovada, acentuará a injustiça social, já que “penaliza quem busca ascender socialmente pelos caminhos da enfermagem”.

Projeto de restauração do manguezal em Magé, no Rio, promove qualidade de vida para moradores, pescadores e catadores de caranguejo
Catanhanha: espécie de caranguejo que retornou ao manguezal na área mais castigada do fundo da Baía de Guanabara após revitalização. (fotos:Eduardo de Oliveira)

 

Marcha Mundial de Mulheres levou multidões às ruas no 8 de março, tendo a Reforma da Previdência como alvo principal.
250 empresários estão citados na “Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo”, divulgada pelo site Repórter Brasil (14/3). Obtida por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), a relação (que pode ser acessada em https://goo.gl/ywNxbY) apresenta empregadores autuados em decorrência de caracterização de trabalho análogo ao de escravo e que tiveram decisão administrativa final.

Entrevista

Entrevista | Celina Turchi
 (Foto: Eduardo de Oliveira)
 
“Era uma situação excepcional, que exigia rapidez na elaboração e condução de investigações epidemiológicas”, descreveu a médica Celina Turchi, sobre os momentos intensos que viveu, do surgimento dos primeiros casos de microcefalia no país, em 2015, até o auge da epidemia, em 2016.