Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis toques

 
No dia 15 de março, trabalhadores foram às ruas protestar contra as reformas trabalhista e da Previdência em todo o país. A grande imprensa televisiva, no entanto, focou suas câmeras quase exclusivamente nos transtornos causados ao trânsito nas grandes cidades, ignorando manifestantes e suas razões. No Rio de Janeiro, embora os helicópteros das TVs tenham acompanhado todo o protesto organizado no Centro da cidade, os telejornais só exibiram cenas de um grupo de mascarados que entrou em conflito com a polícia, invisibilizando a grande multidão que ocupou grande parte da Avenida Presidente Vargas.
 
“A contratação do goleiro Bruno pelo clube Boa Esporte de Varginha (MG) reafirma a importância de se discutir a violência contra a mulher no país. O atleta foi condenado em primeira instância, em 2013, como mandante do assassinato de Eliza Samudio — mãe de seu filho — e, por conta da morosidade do Judiciário brasileiro, aguarda em liberdade o desfecho do processo. O clube, mesmo com a repercussão negativa e a perda de seus principais patrocinadores, manteve o acordo com Bruno, que posou para fotos com torcedores e declarou seu objetivo de integrar a Seleção Brasileira.
A profissão de sanitarista foi oficialmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho (17/3) na nova tabela de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O documento define como atribuições do profissional planejar, coordenar e avaliar ações de saúde; definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde; coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais. A CBO é o documento que reconhece a existência de determinada ocupação. A regulamentação da carreira é outra etapa, que deve ser assegurada por lei e sancionada pela Presidência da República. Os dados da CBO alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego.