Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis cartas

 

Aprendizado e esperança

Muito obrigado pela excelente revista! Informação de qualidade, na contramão da nossa mídia comprometida e viciada, e uma injeção de esperança em quem realmente quer um país melhor e menos desigual. Parabéns!
  • Rodrigo Valdez de Oliveira e Ana Paula Carvalho de Medeiros, Porto Alegre, RS
 
Quero agradecer a Radis por ter me ajudado com material para o meu aprendizado. Em 2013, por conta da edição 129, sobre desenvolvimento urbano, meu TCC da graduação ficou ótimo e consegui colar grau; agora em 2017, fazendo uma pós-graduação em gestão pública em serviços de saúde sobre cuidados paliativos, estava muito difícil conseguir material até me sentir presenteada com a edição 168, que falava exatamente sobre o assunto. Mais uma vez consegui concluir o curso. Radis, cada edição um novo aprendizado. Parabéns pelo trabalho de toda equipe!
  • Sandra Lima Neves, Linhares, ES
 
Estou muito contente com a confirmação da assinatura da revista. Ela irá me ajudar a saber mais sobre o atual cenário do país e, consequentemente, irá me orientar e saber mais sobre os assuntos para que eu possa usar nas minhas redações. A revista de setembro ficou ótima, muito bom trabalho. A vocês, meu elogio e meu agradecimento.
  • Ana Luisa Rocha, Goiânia, GO
 
R: Caros Rodrigo, Sandra e Ana Luisa, a equipe agradece os elogios e a leitura!
 

Corrupção no Brasil

Gostaria de parabenizar toda a equipe da revista Radis, pelo conteúdo completo e claro da edição 176. Eu gostaria de ver uma matéria que falasse sobre a corrupção no Brasil de hoje, informando qual o destino do dinheiro apreendido com os corruptos e sobre os altos salários dos parlamentares, que em vez de lutarem pelos direitos do povo estão apenas considerando benefícios para si mesmos.
  • Patricia Carlos de Castro, Itapoá, SC
R: Patricia, nós estamos atentos aos efeitos da corrupção sobre a condução das políticas públicas e no acesso à saúde, como pode ser conferido na Súmula. Obrigado pela sugestão e por sua leitura!
 

Leishmanioses

Quero muito agradecer a todos que fazem a Radis um instrumento esclarecedor na área da saúde. As leishmanioses no Brasil — e em especial no Piauí — são doenças consideradas negligenciadas. Tanto a leishmaniose visceral como a leishmaniose tegumentar americana. Gostaria de saber quando vão editar mais uma vez sobre esse agravo o que irá muito contribuir para que possamos otimizar as ações no meu estado. Universidades públicas e faculdades não tratam do assunto, de modo que os médicos possam diagnosticar e tratar as leishmanioses, deixando à mercê os pacientes, com diagnóstico somente clínico e não laboratorial.
  • José Gregório da Silva Júnior, Teresina, PI

R: José, Radis volta a tratar do assunto neste número, na cobertura do 53ª Medtrop, quando aconteceu mais uma edição da reunião ChagasLeish. Confira a matéria na página 12.

 

Botulismo infantil

Seria de grande importância que falassem sobre o botulismo infantil. Esse foi o tema da minha monografia e ficou nítido que as pessoas desconhecem a doença e sua gravidade — algumas pesquisas comprovam que muitas mães têm o habito de servir comidas enlatadas e mel de abelha a menores de dois anos, por exemplo. Parabéns pelo excelente trabalho! Tenho todas minhas edições bem guardadas e sempre que necessário recorro a elas para realizar atividades com meus alunos e esclarecer dúvidas.
  • Andreza de Jesus de Lima, Feira de Santana, BA

R: Cara Andreza, obrigado pela sugestão! Em breve trataremos do assunto. Um abraço!

 

Assédio moral

Adoro ler a Radis, pois a mesma contém uma miríade de excelentes informações. Observando diversos ambientes de trabalho e ouvindo histórias reais de trabalhadorxs da saúde (e de fora da área da saúde também), sugiro que seja feita uma reportagem sobre assédio moral, formas de como combater este mal e suas repercussões na saúde. Este tema é muito antigo, porém pode-se dizer que é pouco combatido e debatido em contraponto aos inúmeros exemplos de jornadas de sofrimento de todxs as/os trabalhadorxs. E congratulações pelas suas incríveis edições.
  • João Paulo Zimmermann Silva, Barão, RS

R: João Paulo, você tem razão. Assédio é assunto sério e reflete nas condições de saúde. Vamos investigar e em breve teremos uma matéria sobre o tema. Obrigado pela sugestão.