Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis toques

 

Depois que uma crise de fibromialgia fez com que a cantora americana Lady Gaga cancelasse sua apresentação no Rock in Rio, em setembro, sites e jornais publicaram matérias sobre a doença, que não tem cura e atinge entre 2% a 4% da população mundial. “O sofrimento chega a ser tanto que, ao mínimo toque, o paciente agoniza, podendo ficar debilitado, além de poder desenvolver depressão, insônia e fadiga”, destacou o site IG (19/9). A matéria informava ainda que o número pode ser maior, já que o diagnóstico é complicado e há subnotificação.

Diante da falta de pagamento de salários e do corte de energia elétrica, profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) Paulo da Portela ocuparam a unidade, em Madureira, no Rio de Janeiro, e seguiram trabalhando — à luz de velas. “Nossa energia reside em nosso comprometimento com nosso mandato, nossa força de trabalho, nossa capacidade de atuar em rede e nossa criatividade, tão solicitada neste difícil dia a dia que é o de nossa prática”, afirmaram os funcionários em post nas redes sociais. No início de setembro, a equipe estava sem receber os salários de julho e agosto. Segundo a prefeitura, a responsabilidade do pagamento era de uma organização gestora. A luz foi cortada em 1º de setembro e religada no dia 5.

Uma notícia pode ser dada sob variados ângulos, dependendo da abordagem que se queira destacar. Exemplo recente foi a matéria publicada pelo Estado de S. Paulo (11/9): “Número de socorridos por acidentes de trânsito em SP aumenta 18,9%”, informou a manchete da editoria São Paulo. Apesar do destaque dado no título, no subtítulo e na foto que ilustra a matéria — um grupo de socorristas trabalhando em uma ocorrência — o texto fala, na verdade, sobre o aumento no número de acidentes na capital paulista. Ao positivar o relato, os editores do jornal disfarçam a má notícia e ainda relativizam a responsabilidade pelo número de feridos, questionando os números divulgados.