Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis cartas

 

Mídias regionais

Parabenizo a Revista Radis pela reportagem sobre mídias regionais, na edição 182. A reportagem ficou um espetáculo, porque mostrou a realidade da mídia no Brasil e como os grandes políticos se “apossam” dos meios para fazer politicagem, sem serem imparciais.
Ramos Filho, Fortaleza, CE 
 Obrigado, Ramos! Continue nos prestigiando com sua leitura!

Assistentes sociais

Ao longo de sua jornada, Radis tem trazido conteúdos fascinantes com ótimas abordagens em suas matérias. Eu adoraria ver uma matéria abordando os assistentes sociais que atuam no INSS, já que existe uma proposta de tirar estes profissionais da avaliação das pessoas com deficiência para fins de concessão de benefícios assistenciais — o que irá prejudicar milhares de segurados e demais usuários do INSS. Estudos comprovam que a inclusão dos assistentes sociais nessa avaliação ampliou o direito das pessoas com deficiência a esses benefícios.
  • Watson Costa, Mossoró, RN
 R: Watson, já falamos do papel dos assistentes sociais no SUS na Radis 179. Em breve, voltaremos ao assunto. Obrigado!
 

Violência e Saúde

Agradeço muito o recebimento da revista, seu conteúdo é de excelente qualidade. Gostaria de pedir uma matéria sobre violência que abordasse o Sistema de Vigilância e Acidentes (VIVA), seus desdobramentos, desafios e as redes de atenção à violência.  
  • Camila Rosas Neves, Rio de Janeiro, RJ
R: Camila, esperamos atender sua sugestão em breve! 
 

Medicações fitoterápicas

Parabéns a toda equipe que faz a Radis, gostei muito da reportagem sobre a atuação dos assistentes sociais na Saúde, muito bem construída. Gostaria de ver uma matéria falando sobre as medicações fitoterápicas, haja vista o crescimento dessa alternativa medicinal. Qual sua importância? Qual o impacto sobre a saúde pública? É positivo? Qual a regulação sobre esse tipo de tratamento? A Anvisa tem visto de perto todo esse processo? 
  • Evanio Teixeira, Pilar, PB
R: Evanio, enquanto não tratamos do assunto, sugerimos que visite a página do Sistema Nacional das Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (SNRF-RedesFito), idealizado pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade em Saúde de Farmanguinhos (NGBS)/Fiocruz.em http://redesfito.far.fiocruz.br/ 
 

Desemprego e saúde

Congratulações pelas excelentes publicações! Sugiro que seja feita uma reportagem sobre os efeitos do desemprego na saúde do trabalhador, principalmente o concursado. As táticas de alongar os prazos em chamamentos nas prefeituras e o oferecimento de vagas celetistas ao invés de vaga estatutária são duas formas das “famílias reais municipais” perpetuarem seus feudos, desestimulando o sonho de atuar no serviço público, fora a compra de vagas por políticos.
  • João Paulo Zimmermann Silva, São Pedro da Serra, RS.
R: Caro João Paulo, vamos pautar essa discussão. Aguarde!
 

Imposição doutrinária

Ao me cadastrar para receber gratuitamente a revista Radis, esperava receber informações independentes, que pudessem mostrar a cara do país despida de imposição doutrinária. Nas edições 179 e 180 ficou clara a ideologia partidária. Muito entristecido diante de tão grande saber manipulado por um establishment cujo objetivo é se locupletar em detrimento daqueles que estão morrendo na porta dos hospitais, que não têm educação de qualidade, que se escondem em suas casas por falta de segurança, etc. Onde estão os filósofos que apresentarão propostas a serem aplicadas para um futuro próspero para nossa Nação? Qual o motivo de estar por cima senão o de estender a mão?
  • Ronier Vaz dos Santos, Timóteo, MG.
R: Caro Ronier, obrigado por sua mensagem. Radis é pautada pelo entendimento de que a Comunicação é resultado de uma disputa de visões de mundo e a defesa da Saúde como direito de todos. Esclarecemos, portanto, que não há nenhuma imposição doutrinária, mas sim a defesa intransigente do Estado democrático que assegure Saúde, Educação, Segurança e demais bens de cidadania para todas e todos.