Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis cartas

 

Jornalismo comprometido

Olá, pessoal da redação da Radis, venho parabenizá-los pelo trabalho de informação que vocês desenvolvem com esta revista. Estão de parabéns pelos conteúdos abordados, fiquei muito interessado em ler mais coisas publicadas por vocês. Sou estudante universitário do curso de Odontologia da UFBA, em Salvador. Soube da existência da revista por acaso, quando me deparei com um exemplar da edição 182. A capa me chamou atenção pelos dizeres “Nenhum sorriso a menos”. Coincidência ou destino, o fato é que agora estou muito interessado em ser assinante. Agradeço pelo ótimo trabalho!
  • Maicon Silva, Salvador, BA
Quero elogiar e agradecer pelos conteúdos da revista, das reportagens e do editorial, sempre comprometidos com a mudança social em prol de um Brasil mais justo e igualitário. Sou psicólogo e assistente social, especialista em gestão de saúde, políticas públicas no âmbito do SUAS e psicologia do trânsito. Nas minhas capacitações e especializações, sempre utilizo e divulgo constantemente as matérias e reportagens pertinentes e envolvidas com a ciência, as políticas públicas e a mudança social.
  • Tarciso Rinaldo da Silva, Salto de Pirapora, SP
R: Muito obrigado, Tarciso e Maicon! 

Profissões do SUS

Olá, equipe Radis! Recebo a revista desde julho de 2017 e venho acompanhando a série “Profissões do SUS”. Como recebo a revista há pouco tempo, não sei se os nutricionistas foram contemplados. Se não foram, fica a sugestão. Parabéns por dar destaque aos profissionais do SUS. Não trabalho no SUS, mas sou usuária e mesmo com todos os problemas encontro profissionais maravilhosos, que trabalham com muito amor e dedicação. Na maioria das vezes somente os médicos são lembrados e valorizados, mas existe toda uma rede de profissionais que fazem toda a diferença, seja na saúde pública ou privada (fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, agentes comunitários de saúde, radiologistas, enfermeiros, técnicos etc).
  • Luana Mattos, Rio de Janeiro, RJ
R: Ótima sugestão, Luana. A série Profissões do SUS foi pensada para dar visibilidade a todas as categorias que contribuem para o bom funcionamento do SUS. Em breve abordaremos a atuação dos nutricionistas. Aguarde!

Situação dos médicos

Os médicos do Ministério da Saúde, cedidos ao SUS para prestarem serviços aos estados e municípios, há anos se encontram em difícil situação: são discriminados do ponto de vista do acesso, aos processos de capacitação e requalificação profissional; não recebem o mesmo tratamento dado a outros médicos que compõem o SUS; recebem, atualmente, um mísero vencimento básico em torno de R$3.800, por 20 horas semanais, ao passo que os profissionais do Mais Médicos, sem Revalida, não concursados e sem fiscalização dos CRMs, recebem cerca R$14 mil do governo federal; sofrem alijamentos de cursos, treinamentos etc; seus salários ficam bem abaixo dos médicos do INSS. Por tudo isso, reivindicamos a implementação de uma política de recursos humanos que propicie um salário mais justo, levando em conta o mérito e o tempo de serviço que esses profissionais vêm prestando ao SUS, e que não se virem as costas a quem tanto fez e continua fazendo pelo SUS.
  • Pedro V. Carrancho, Vitória, ES
R: Pedro, registrada a reivindicação! Radis torce por uma equiparação de condições de trabalho, de oportunidades e de remuneração para todos os trabalhadores do SUS.
 

Volta da Sífilis

Gostaria de sugerir uma matéria sobre aortite sifilítica. Trabalho junto à atenção primária e sou pós-graduanda em enfermagem cardiológica e me sobressaiu este assunto com o aumento de casos de sífilis no Brasil e das consequências desta não tratadas corretamente.
  • Aline Arcanjo, Guarará, MG
R: Aline, trataremos do assunto em breve. Aguarde!
 

Anemia falciforme

Olá, gostaria de ver uma matéria sobre anemia falciforme. O tema não é muito debatido, mas deveria ter uma maior discussão nas escolas. Fiz um trabalho sobre isso e achei muito interessante divulgar em escolas para repassar o que foi aprendido.
  • João Paulo Alves, Açailândia, MA
R: João Paulo, sua sugestão nos levou a produzir a matéria  que está na página 25. Continue nos prestigiando com suas dicas e sua leitura!