Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis cartas

 

Doença falciforme

Gostaria de parabenizar a equipe da Radis pela matéria que aborda a anemia falciforme (Radis 186) e os impactos à vida do portador. O texto revela a doença que retrata uma profunda desigualdade social pela falta de conhecimento amplo a seu respeito. Eu acredito que isso ocorre porque a doença está ligada a nossos ancestrais africanos, que aqui foram covardemente escravizados, o que a transformou em um estigma da população negra, refletindo-se em um intenso preconceito na atenção à saúde dos portadores, como se não fossem merecedores de uma assistência de qualidade, aos olhos do governo. Eu me sensibilizei com a matéria, pois tenho pessoas em minha família não só com a doença falcêmica, mas também com outras alterações hematológicas. Sou descendente de escravos africanos, residentes à sua época no estado da Bahia, onde viveram com os agravos relacionados a tais doenças. Faço votos que essa matéria renda frutos e tenha a utilidade de abrir os horizontes e melhorar a vida daqueles que vivem o estigma, o preconceito e a falta de informações dos órgãos competentes, fazendo-os buscar seus direitos por uma melhor assistência, que deve ser garantida por políticas públicas. Por isso deixo aqui o meu sincero muito obrigado, não deixando de agradecer especialmente ao leitor João Paulo Alves, que sugeriu a importantíssima matéria. 
  • Joyce Vasconcellos, Nova Iguaçu, RJ
R:  Joyce, muito obrigado por sua leitura e por suas palavras. Esperamos que nosso trabalho possa diminuir as desigualdades e iniquidades no acesso à saúde.

Radis agradece

Estou muito feliz com a confirmação da assinatura da revista Radis. Ela está me ajudando muito nos vestibulares e concursos, com suas matérias atuais e linguagem acessível. Muito obrigado por tudo.
  • Leandro Godoy de Sousa, Campestre de Goiás, GO
Escutei falar muito bem da Radis, fiz minha assinatura, andei lendo umas revistas, e fiquei apaixonado! Agora eu sou muito fã de vocês! Obrigado!
  • Davy Rocha Arêdes, São João do Oriente, MG
Radis sempre à frente! A materia de Julho de 2017 (Radis 178) sobre a PrEP foi excelente!
  • Marina Haas, Rio de Janeiro, RJ
Feliz e agradecida com a matéria “Autonomia para a vida” (Radis 186). Em tempos de luta por (e/ou) manutenção de direitos é muito importante mostrar o trabalho que faz a Terapia Ocupacional. Parabéns!
  • Maria Pinheiro, São Carlos, SP

Informação é básica

Diante de um cenário nacional de extremos políticos, de mídias hegemônicas e insensatez social, ter acesso à qualidade de um pensamento contra-hegemônico, por meio da Radis, é um privilégio. Fico imensamente grato em ter acesso a materiais em que posso confiar. Em especial parabenizo a edição de dezembro de 2017 que versa sobre as mudanças na Política Nacional da Atenção Básica (Radis 183). Diante de múltiplos discursos frente a esta importante política, a Radis mostra o compromisso em abordar o tema de forma dialética, ao exibir argumentos dos apoiadores e opositores da reformulação da política. Obrigado por prestigiar a sociedade brasileira com qualidade nas informações.
  • Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira, Goiânia, GO
 R: Obrigado, Kleiton, conte com o nosso compromisso em defender a saúde como direito de todos!