Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis reportagens

 
68
Uma mirada sobre os acontecimentos que provocaram transformações sociais no Brasil e no mundo há exatamente meio século

Mil novecentos e sessenta e oito ficou inacabado — dito de outro modo, como no título do livro do escritor e jornalista Zuenir Ventura, foi o ano que não terminou. Um quase slogan bem ao estilo dos muitos que havia na época. Mas 1968 também pode ser lido como o ano que durou pouco.

Proposta do setor empresarial sobre “Novo Sistema Nacional de Saúde” revela interesses empresariais de desmonte da saúde pública

O gesto foi considerado uma “ousadia” pelo próprio segmento empresarial que organizou o encontro, reunindo empresários e políticos para propor “um Novo Sistema Nacional de Saúde”.

Água

Eventos internacionais evidenciam interesses e contradições dos discursos de acesso à água e de preservação dos mananciais
 (Foto: Sylvain Liechti / ONU)
 
Essência da vida no planeta, recurso natural indispensável. Direito humano ou mercadoria do futuro.
 (Foto: Matheus Alves / No encerramento do Fama, participantes marcharam em protesto contra o controle privado e a mercantilização da água )
 
Água é democracia
Para o italiano Renato Di Nicola, do European Water Movement e do Foro Italiano Movimento Acqua, quem controla a água, também nos controla. Contrário à privatização, ele considera que por trás da luta pela água há uma disputa por visões de mundo. “Eles olham a água e veem dinheiro. E quando privatizam a água ou qualquer outro serviço, nos privam de decidir”.

Entrevista

“Estado desvaloriza quem está na terra”
 (Foto: Mario Manzi  / CPT Nacional)
 
Em 2017, 70 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terr