Portal ENSP - Escola Nacional de Sa??P??ca Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Funda? Oswaldo Cruz

Revista Radis toques

 

O Unicef lançou (10/5) um comitê para prevenção de homicídios contra adolescentes no Rio de Janeiro, que vai reunir 22 instituições. Somente na capital, 335 meninos e meninas foram assassinados em 2016, segundo dados da secretaria municipal de Saúde. Quase todos(as) negros(as) e moradores de favelas.

O relator do projeto “Escola sem partido”, que tramita na Câmara dos Deputados, deputado Flávio Augusto da Silva (PSC/SP) propôs, na comissão especial que analisa o tema (9/5), a colocação de um cartaz em cada sala de aula com os “deveres do professor”.

“Deveríamos perguntar a todos os candidatos à presidência da República como seria o Brasil se não tivéssemos o SUS: o que será da população se o SUS acabar? Qual seu compromisso com um sistema de saúde de acesso universal e que garanta um cuidado de qualidade? O SUS é a melhor estratégia de distribuição de renda que ocorreu no Brasil.

E por falar em “vender saúde”, o filão está na mira até de quem atua em outras áreas. “Armínio Fraga [economista, ex-presidente do Banco Central] vai ficar 100% fora dessa eleição, mas não do debate das questões nacionais. Está criando um instituto para a formulação de políticas para a saúde pública no Brasil”, noticiou O Globo (27/5).

“A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo”. Do jornalista Alberto Dines, falecido no dia 22 de maio. Fundador do Observatório da Imprensa, ele defendia que a crítica ao jornalismo, feita de modo ético e técnico, é capaz de interferir em sua qualidade, sem censurá-lo.

Na cidade de Quaraí (RS), a secretaria municipal de Saúde adotou o slogan “Só tenha os filhos que puder criar”, divulgado em outdoor e banner nas redes sociais. O objetivo, segundo a gestão, era “impactar, para não passar batido”, disse a secretária Fabiana Saldanha.