Notícias

  • Você por dentro da Toninha

    Pontoporia blainvillei (Gervais & D’Orbigny, 1844)

     

    A Toninha (Pontoporia blainvillei) é um pequeno cetáceo odontoceto popularmente chamado de toninha, boto-garrafa, boto-cachimbo ou Franciscana, nome comumente utilizado em países de língua inglesa ou espanhola. Caracteriza-se pelo porte pequeno, por sua coloração cinza-amarelada e por seu bico fino e comprido. São animais tímidos e a execução de comportamentos aéreos é incomum, particularidades que dificultam sua visualização na natureza.

  • Saiba porque a Toninha é a mais ameaçada

    A toninha é, provavelmente, o pequeno cetáceo mais ameaçado no Atlântico Sul ocidental. É uma espécie endêmica das águas costeiras do oceano Atlântico Sul ocidental, com profundidades de até 50 m.

  • Um golfinho tímido e símbolo do Rio de Janeiro

    Logo ali atrás das ondas, bem perto dos banhistas que se divertem nas praias de Búzios e outras cidades costeiras do Rio, vive um dos mais encantadores, tímidos e vulneráveis golfinhos de toda a Terra. Em pleno século XXI, quando o homem se comunica com naves espaciais que viajam para além das fronteiras do Sistema Solar, mapeia a superfície de Marte e descobre montanhas nas profundezas do gelo da Antártica, um golfinho, um das mais emblemáticas e amadas criaturas dos oceanos, vive incógnito tão perto de nós tão distante de nosso conhecimento.
     

  • Perspectivas e conquistas da campanha de preservação das toninhas

    Salvatore Siciliano, biólogo e pesquisador da ENSP, fala sobre a campanha promovida pela ENSP/Fiocruz em parceria com o jornal O Globo pela preservação das toninhas. A campanha, que obteve resultados positivos e já prevê ações futuras, conquistou também a ampliação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, umas das áreas que mais concentram as poucas toninhas ainda existentes.

Páginas