Plano de Ação

Os Planos de Ação são ferramentas de gestão para conservação da biodiversidade, com abrangência, nacional e internacional. A sua principal finalidade é estabelecer estratégias de ações para a conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Até 2007, o então IBAMA, autarquia federal, apoiou a elaboração de vários Planos de Ação. Na Série Espécies Ameaçadas foram elaborados 7 Planos de Ação, abrangendo pouco mais de 20 espécies ameaçadas de extinção e outras espécies importantes para a conservação.

Em agosto de 2010, com o apoio de vários parceiros, o ICMbio aprovou mais 14 planos de ação, envolvendo 22 vertebrados ameaçados, 55 lepidópteros e 28 cactáceas, todos ameaçados, mudando portanto este quadro, com agora mais de 100 espécies ameaçadas da fauna com estratégia para conservação na forma de planos de ação.

O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Mamíferos Aquáticos – toninha, Pontoporia blainvillei, é um documento especial, pois reflete o empenho dos setores governamental, não-governamental e acadêmico do brasil na conservação da espécie, evidenciando o quanto a união de esforços é primordial para a conservação da biodiversidade, e serve também como referência nas agendas ambientais de todos os órgãos competentes dos estados da Federação. Dessa forma, caberá ao CMA/ICMbio desempenhar o papel de coordenador deste plano, articulando a realização das metas com os parceiros envolvidos.

Ao publicar este Plano o Instituto Chico Mendes oferece estratégia para conservação e recuperação da toninha. As ações propostas nesta estratégia estão condicionadas a serem realizadas com esforço conjunto dos diferentes atores: centros de pesquisa, universidades, organizações não-governamentais, e representações governamentais em âmbito federal, estadual e municipal.

Por esta razão, é uma grande satisfação apresentar este documento, cuja finalidade é manter a nossa missão frente à sociedade de assegurar o patrimônio natural brasileiro para as presentes e futuras gerações.

Rômulo José Barreto Mello
Presidente do ICMbIO

Acesse aqui o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Pequeno Cetáceo.