Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

CECOVISA

Início

Jogo on-line dá dicas sobre vigilância sanitária em evento de massa

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Centro Colaborador em Vigilância Sanitária, em conjunto com a Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz e em parceria com a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, do Município do Rio de Janeiro, tornam público o jogo educativo “Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa”. O material didático-pedagógico apresenta, de maneira lúdica, os principais riscos à saúde que podem se manifestar durante a realização de eventos de massa.

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe até 9/6

Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá mais uma oportunidade de se proteger contra a doença. O Ministério da Saúde irá prorrogar a campanha nacional até o dia 9 de junho. O esforço é para alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (25/5), durante reunião da Comissão dos Intergestores Tripartites (CIT) e teve como motivo à baixa adesão do público-alvo à campanha.

 

Anvisa aprova uso do Truvada na prevenção do HIV

A nova indicação possibilitará redução do risco de infecção provocada pelo vírus HIV-1 em adultos de alto risco.

Proqualis da Fiocruz promoverá webinar sobre higienização das mãos em 31/5

O próximo webinar do Proqualis do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) acontecerá no dia 31/5, às 14h, e terá como tema Higienização das Mãos e Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Essa atividade dá continuidade às ações do Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio. O palestrante será o enfermeiro Diego Jung de Stumpfs, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mãe de Deus.

 

Guia de Inspeção em Bancos de Células está disponível

Documento serve de apoio para verificar a aplicação das Boas Práticas em Células e Tecidos adotadas pelos bancos de células e tecidos, durante inspeções.

A Anvisa publicou, na última segunda-feira (15/5), a primeira edição do Guia de Inspeção em Bancos de Células e Tecidos – Boas Práticas em Células e Tecidos. O Guia é parte da estratégia da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (GSTCO) da Agência para apoiar os inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no desempenho de suas funções.

Curso Filmes na Visa

Boletim Digital

Receba nossas últimas notícias

entrevista

O Cecovisa entrevistou por e-mail Dra. Ana Cristina Souto, participante ativa na criação da graduação em Saúde Coletiva no Brasil e foi coordenadora do respectivo curso no Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), em abril de 04/04/2017.
Leia Mais