Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

CECOVISA

Início

Jogo on-line dá dicas sobre vigilância sanitária em evento de massa

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Centro Colaborador em Vigilância Sanitária, em conjunto com a Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz e em parceria com a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, do Município do Rio de Janeiro, tornam público o jogo educativo “Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa”. O material didático-pedagógico apresenta, de maneira lúdica, os principais riscos à saúde que podem se manifestar durante a realização de eventos de massa.

STJ proíbe hormônio cancerígeno na carne em todo o Brasil

Decisão encerra a primeira ação judicial movida pelo Idec e reforça o entendimento de que os efeitos das sentenças coletivas devem valer em todo o território nacional

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, na última terça-feira (21), decisão favorável à primeira ação civil pública movida pelo Idec, em 1988. A ação pediu a proibição e a fiscalização pela União do uso do hormônio Dietilestilbestrol (DES), substância comprovadamente cancerígena mas largamente utilizada para engorda de gado na época.
 

Inscrições abertas para curso de Políticas de Controle do Tabagismo

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas para o Curso de Atualização em Políticas de Controle do Tabagismo, que objetiva formar profissionais da rede SUS na abordagem dos temas de controle do tabaco, além de oferecer informações básicas a profissionais da vigilância sanitária sobre controle do tabagismo. As inscrições estão abertas até 2 de maio e devem ser feitas pela Plataforma Siga Lato Sensu da ENSP.
 

Países exigem vacinação contra febre amarela

Medida foi adotada por Nicarágua, Panamá, Venezuela e Cuba por causa do surto da doença em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia.

Devido ao surto de febre amarela ocorrendo em alguns estados brasileiros, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, com registro de vacinação contra a febre amarela, passou a ser exigido dos viajantes procedentes do Brasil para entrar em países que constam na lista da Organização Mundial de Saúde – OMS como não tendo exigência vacinal.

Mercúrio deve ser proibido em odontologia

Contribuições sobre proibição de mercúrio em odontologia poderão ser enviadas de 29 de março a 29 de maio. Proibição de termômetro com mercúrio também foi publicada hoje.

A consulta pública que propõe regulamento para a proibição do uso de mercúrio e liga de amálgama não encapsulados em odontologia foi publicada nesta quarta-feira (22/3) pela Anvisa. O prazo para envio de contribuições estará aberto a partir do próximo dia 29/3 e ficará disponível por 60 dias.

Curso Filmes na Visa

Boletim Digital

Receba nossas últimas notícias

entrevista

Realizada por e-mail em 05/07/2016. Gisélia Souza é Farmacêutica Bioquímica e Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora da Faculdade de Farmácia e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e Presidenta do 7º Simbravisa.
Leia Mais